quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A Lírica Anteriana

Antero, através da sua literatura:

• Exprime a revolta e o inconformismo;
• Reflecte profundamente sobre o mundo e sobre a sociedade;
• Reflecte para agir, daí o seu carácter forte de líder, que o transformou no mestre e mentor, inspirador e símbolo da Geração de 70;
• A poesia é a voz da revolução que visa a justiça, o amor e a liberdade;
• Podemos encontrar preocupações sociais, uma profunda reflexão filosófica e uma intenção poética;
• Influenciou profundamente a geração estudantil coimbrã da segunda metade do século XIX.



O Terceiro Romantismo

Assume as seguintes características:

• Retoma os grandes temas do Primeiro Romantismo;
• Critica abertamente o segundo Romantismo;
• Orienta-se por um Romantismo filosófico
• Assume preocupações humanistas e universalistas;
• Busca, de forma racional, o ideal transcendente.



As duas linhas-força da poesia anteriana:

- A interrogação horizontal Eu/Mundo – a preocupação com o mundo, procurando conhece-lo, interpreta-lo, compreende-lo; a busca da justiça, do amor, da verdade, da fraternidade.

- A interrogação vertical Eu/Deus – a preocupação com Deus, procurando conhece-lo, interpreta-lo, compreende-lo, de forma racional.



Quatro linhas temáticas da evolução poética anteriana:

- A Expressão do amor: o amor espiritual (o amor espiritual, à maneira de Petrarca, sem a sensualidade lírica de Garrett; a mulher é um ser adorável, mas é uma “visão”; o idealismo platónico, o devaneio, a evasão romântica)

- As preocupações sociais, as ideias revolucionárias (desejo profundo de construir um mundo novo; o homem procura novos caminhos em direcção aos ideais a atingir; a ânsia de liberdade; a importância da poesia e a função do poeta: divulgar e combater, pois a Poesia é a voz da Revolução que visa a Justiça, o Amor e a Liberdade; poesia é renovação; a Razão clama pela fraternidade e solidariedade; o Amor é fraternidade; a Justiça exige igualdade, ao tornar a razão irmã do amor e da justiça, há uma preocupação em harmonizar conceitos que nem sempre são fáceis, pois o sentimentalismo, por vezes, entra em conflito com as reflexões da consciência. A razão deve permitir ao homem criar a harmonia e levá-lo à Liberdade, só conseguidas pelo Amor e pela Justiça. Em nome da Razão, o Homem tem travado uma luta ao longo dos séculos; a Razão contribui para a harmonia do universo).

- O pessimismo e a evasão (a busca da evasão através do sonho; incapacidade de adaptação ao real; as conotações positivas associadas ao sonho; eleva o espírito, atenua o sofrimento; expressão de um ideal religioso.)

- A metafísica, Deus e a Morte (o poeta busca, de forma irracional, o ideal transcendente; a dificuldade de conciliação entre o artista, o fidalgo e o filósofo com a plebe operária; o abandono, o descanso merecido após tantas lutas; a resignação após o desencanto.)


A Ideia

A Ideia representa o princípio intelectivo, divino, eterno e inalterável. A Ideia é luz; a luz do pensamento, da verdade, da justiça, da Razão.

A Nova Ideia é derivada daquele princípio mas desceu aos homens e, por isso, tornou-se real; por isso ela é, muitas vezes, fogo, o fogo da revolução ( a interpretação do ideal pelos homens).

As lutas que muitas vezes parecem torpes e inúteis, são necessárias, porque embora o pensamento não seja fogo mas luz, ele só pode visualizar-se plenamente na Terra, entre os homens, através de meios por vezes pouco pacíficos, sendo assim a revolução algo que se relaciona com guerra e até violência, mas proveniente de uma inteligência superior.

Nenhum comentário: